Dicas diversas Injeção Omega

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Dicas diversas Injeção Omega

Mensagem por danrmp em Qua Out 26, 2016 8:15 pm

Marca: GM - Chevrolet
Sistema: Injeção
Modelo: Ômega
Fabricante: Bosch
Motor: 3.0
Versão: Motronic M1.5.1
Ano: 1999
Combustível: Gasolina

Problema: Motor com dificuldade nas partidas a quente (após 15 minutos parado).

Retorno do scanner: Sem falhas registradas.

Histórico/Causa do Problema:
A frio o motor pegava bem.
A bomba de combustível era nova, velas de ignição e cabos novos.
Os testes de pressão indicaram valores entre entre 2,8 e 3,2 bar e vazão acima de 1200 ml/minuto.
Durante o teste de estanqueidade do sistema, verificamos que a pressão caía em menos de 15 minutos para valores a baixo de 1 bar.
Como a bomba de combustível era nova, os bicos injetores não estavam “gotejando”, não haviam vazamentos, removemos a mangueira de vácuo do regulador de pressão e verificamos uma pequena umidade e cheiro de gasolina, não aparentava ser suficiente para causar tal sintoma, mas ao substituir o regulador de pressão o defeito foi sanado.

Solução: Substituição do regulador de pressão.



Marca: GM - Chevrolet
Sistema: Injeção
Modelo: Ômega
Fabricante: Bosch
Motor: 3.0
Versão: Motronic M1.5.1
Ano: 1998
Combustível: Gasolina

Problema: Motor com dificuldade para pegar, principalmente a quente.

Retorno do scanner: Não utilizado.

Histórico/Causa do Problema:
O motor apresentava dificuldades para pegar principalmente a quente, quando pegava dava indícios de afogamento.
Estanqueidade dos bicos, regulador de pressão, válvula de retenção da bomba combustível, sensor de temperatura da água, sistema de ignição tudo estava em ordem.
Numa última análise, resolvemos desativar a tubulação do sistema anti-evaporativo (filtro de carvão ativado) e o defeito deixou de ocorrer.

Ao analisar o canister (filtro de carvão ativado) verificamos que a mangueira de "aeração" do filtro estava com a ponta em contato com o assoalho do veículo impedindo a entrada do ar atmosférico para fazer a “lavagem” do canister.

Com a mangueira obstruída o canister ficava "encharcado" pelos vapores de combustível de tal maneira que o excesso de combustível provocava os sintomas de afogamento, mesmo com a eletroválvula de purga do canister trabalhando normalmente.
Solução:
Cortar um pedaço da ponta da mangueira de aeração do canister de modo a evitar o seu contato com o assoalho do veículo e substituir o filtro de carvão ativado.


Marca: GM
Sistema: Injeção
Modelo: Omega
Fabricante: Delphi
Motor: 2.2
Versão: Multec EMS
Combustível: Gasolina

Problema: Motor ora funciona ora não funciona.

Retorno do scanner: Sem código de falhas.

Histórico/causa do Problema:
Checado todo o sistema de injeção/ignição tudo estava em ordem.
Quando o defeito ocorria o relé da bamba de combustível não acionava. Junto ao concessionário soubemos que o relê deveria ser trocado por outro com modificações (recall).

Peça antiga: relé de cor verde.
Peça nova: relé de cor amarela Nº 93224503.
Localização do relê: Atrás da caixa de fusíveis.

Solução:
Substituir relé da bomba de combustível - número da peça nova: 93224503.

OMEGA 4.1 - MOTOR FALHA EM TORNO DE 1500 RPM

Outros detalhes:
• O sistema de ignição em geral estava perfeito, bem como todo o sistema de alimentação de combustível.
• O teste com scanner indicou Sistema OK.
• Não foi constatado nenhum Mau-Contato.
• Eletro-injetores quanto a sua aplicação, resistência elétrica e como também a sua vazão tudo estava em ordem.
Causa:
• Medindo a continuidade do chicote elétrico entre os sensores/atuadores e a UCE e para a nossa surpresa vimos que havia “in-versão” na ligação entre as Válvulas injetoras do 3º e 4º cilindros, na verdade o injetora do 3º cilindro estava ligado ao pino 33 e a sua ligação correta é ao pino 35 da UCE. Daí o motivo da falha, como sabemos que este sistema é do tipo sequencial e cada eletro-injetor deverá estar sincronizado com a abertura das respectivas
válvulas de admissão de seu cilindro.
Solução:
• Ligar corretamente os eletro-injetores conforme esquema elétrico oficial do fabricante do sistema, neste caso Bosch.
Comentário:
• Descoberto um erro em nosso esquema elétrico referente a este sistema (página 194 da 3ª edição). A sequencia correta de ligação dos injetores de 1 a 6 são respectivamente: 17 - 15 - 35 - 33 - 16 - 34

OMEGA 4.1 - MOTOR FALHA E SEM POTÊNCIA EM TODOS OS REGIMES DE OPERAÇÃO

Causa:
• Apesar de ser um motor novo, como o proprietário exigia muito do veiculo havia salpicos de óleo na lamina aquecida do medidor de massa de ar.
Solução:
• Entupimos com solda a curva que sai do motor (tubo do respiro) e furamos um outro orifício na parte inferir do tubo (parte metálica) aproximadamente na mesma medida.

OMEGA 4.1 – CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL.

Outros detalhes:
• lâmpada de anomalias acesa e apresentando código de falha de alta voltagem no sensor de temperatura da água.
Causa:
• Falha no sensor de temperatura da água.
Solução:
• Substituição do sensor de temperatura da água.
Agora a dica:
• É comum substituir este sensor por um sensor simples e neste caso os sintomas não desaparecem. Observem no esquema elétrico que o sensor de temperatura do Omega 4.1 é duplo, similar aos dos sistemas Le-Jetronic, portanto muito cuidado com aplicação errada de peças.


OMEGA 3.0 – SISTEMA MOTRONIC M1.5.1 – MOTOR FALHA AO TRANSITAR EM RUAS ESBURACADAS

Outros detalhes:
• Falha quando há trepidação no conjunto motriz
Causa:
• Chicote de ligação entre a caixa de fusíveis e a UCE ficava “ESFREGANDO” em cima da tampa de válvulas. Isto acontecia ocasionalmente.
Solução:
• Conserto do chicote e preso novamente ao painel “corta fogo”.

OMEGA 3.0 – SISTEMA MOTRONIC M1.5.1 – LUZ DE ANOMALIAS ACENDE OCASIONALMENTE INDICANDO FALHA DE SONDA LAMBDA.

Causa:
• A sonda lambda é aterrada pela carcaça em contato com o escapamento. Entretanto a tubulação de escape encontra-se isolada eletricamente do chassi e do bloco do motor
Solução:
• Aterra-se a tubulação de escape. Coloca-se um fio terra ligando a tubulação de escape ao chassi.

OMEGA 3.0 – MOTOR COM PARTIDA NORMAL, ROTAÇÃO SOBE NORMALMENTE E CAI SUBITAMENTE

Outros detalhes:
• Rotação sobe como deve subir após a partida e cai subitamente de 300 a 400 RPM (às vezes chega a apagar o motor) e depois estabiliza;
• Sem código de falhas;
• O defeito ocorre com motor frio ou quente;
Causa:
• Carbonização no corpo de borboleta provocando um fechamento da abertura positiva da borboleta de aceleração. Abertura positiva = abertura mínima da borboleta de aceleração quando esta está na posição de equilíbrio ou em repouso. Com o fechamento desta passagem mínima de ar, todo o ar admitido necessariamente terá que passar pelo corretor da marcha lenta e até que a U.C.E. encontre o ponto ótimo de trabalho do corretor da marcha lenta o
sintoma aparece
Solução:
• Remover o corpo de borboleta e promover uma limpeza na região de trabalho da borboleta de aceleração – na falta de um produto químico mais eficiente poderá ser necessário o uso de uma lixa 600 para remover a crosta formada pelo processo de carbonização.

OMEGA 2.0 ÁLCOOL - MOTRONIC M1.5.2 - MARCHA LENTA OSCILANDO

Outros detalhes:
• sem código de falhas;
Causa:
• Oxidação nos terminais elétricos do relê principal;
Solução:
• substituição do relê.

OMEGA 2.0 ALCOOL – MOTOR APAGA QUANDO NÍVEL DO RESERVATÓRIO CHEGA À METADE.

Outros detalhes:
• Autonomia máxima de 280 a 300 Km
Causa:
• A válvula de ventilação do tanque estava obstruída não permitindo entrada de ar para o tanque. Como resultado, o tanque tende a ‘murchar’ e chega num ponto onde a bomba de combustível não consegue mais succionar.
Detalhe:
• Visualmente por baixo nada se nota e parece o reservatório em perfeito estado, porém por cima estava todo ele amassado.
Solução:
• Desobstruir e se necessário substituir a válvula de ventilação.
• Promover uma limpeza no reservatório de combustível.

OMEGA 2.0 – SISTEMA MOTRONIC M1.5.1 – MOTOR SEM MARCHA LENTA.

Causa:
• Fiação do corretor da marcha lenta rompida próximo ao conector do mesmo. Este rompimento se deve ao fato da fiação sofrer um processo de fadiga provocado pelo movimento do motor em relação à carroceria (a fiação do corretor entra em contato com o painel corta fogo. Este “roçado” contínuo provoca a quebra do fio);
Solução:
• Reparar o chicote e procurar afastá-lo do painel corta fogo;

OMEGA 2.0 – BATIDA NO MOTOR

Outros detalhes:
• Na marcha lenta o veículo apresentava um ruído característico de batida, como se fosse um pino de pistão, etc...;
• Na instalação do manômetro para verificação da linha de alimentação de combustível, verificou-se que a mesma estava sem o amortecedor de vibrações.
Causa:
• O amortecedor serve como eliminador de ruídos. Fisicamente, a peça é um cilindro achatado em forma de uma bolacha. Internamente um diafragma e uma mola. Como o regulador de
pressão trabalha abrindo e fechando a válvula de retorno, no ato de fechar, provoca-se um refluxo de combustível (aí a origem do barulho). No amortecedor, este refluxo vai apenas provocar uma vibração no diafragma, mas como o sistema estava sem esta peça,
então a causa do problema;
Solução:
• Reinstalado um amortecedor de pressão original.
Comentário:
Muitas vezes nos deixamos impressionar pela consequência ou pela aparência do problema e por isto mesmo deixamos de realizar os testes básicos iniciais. Um profissional mais afoito poderia começar abrindo o motor ou já substituindo a bomba de combustível, mas vejam o exemplo do Elói .

OMEGA 2.0 – ACENDE A LUZ DE ANOMALIAS E O MOTOR APAGA

Outros detalhes:
• Às vezes não chega a apagar, mas a rotação cai bastante;
• Com o scanner ligado, quando ocorre o problema e a luz acende, o scanner é automaticamente desconectado e aparece a mensagem de erro de comunicação;
Diagnóstico:
• Após vários testes sem sucesso; todos os componentes parecem funcionar perfeitamente bem, foi desligada a sonda lambda e o sintoma do motor apagar sumiu.
• Ao medir o sinal da sonda com o voltímetro, uma surpresa: era impossível fazer uma leitura, o visor do multímetro ficava ‘doido’ toda vez que encostava uma ponta de prova à massa, estando a outra na sonda lambda.
• Seguindo o chicote da sonda lambda, a causa do problema: o cabo de bobina não estava em sua posição original e encontrava-se próximo aos fios da sonda.
Solução:
• Reposicionar o cabo de bobina
• Fechar os terminais fêmeos de fixação dos fusíveis e ainda se for o caso desoxida-los. Depois remontar o fusível.

C20 4.1 - SISTEMA MOTRONIC M2.8.1 - MOTOR GIRA MAS NÃO PEGA
• Relê principal queimado
Solução para levar o veículo para oficina sem rebocá-lo:
• Trocar o relê principal pelo relê da bomba. O relê da bomba passa a ser o principal e o sistema aciona a bomba de combustível pelo interruptor da pressão do óleo.
Solução definitiva:
• Substituição do relê danificado e avaliação de possível curto circuito no chicote elétrico.
Monza/Kadett/Ipanema EFI, S10, Blazer, Omega 2.2 e 4.1 possuem interruptor da pressão do óleo que acionam também a bomba de combustível além do próprio relê. O comum neste
tipo de solução apresentada por estes modelos, caso o relê da bomba venha a se danificar é o motor apresentar dificuldade de partida ou partida muito longa.

ASTRA 2.0 e OMEGA 2.0 – SISTEMAS MOTRONIC M1.5.2 e M1.5.1 RESPECTIVAMENTE – DIFICULDADE DE PARTIDA A FRIO
Outros detalhes:
• Partida a quente normal;
• Após 5 minutos com o motor desligado a partida já se alonga;
• Pressão da linha ligeiramente baixa;
• Estanqueidade: após alguns minutos a pressão da linha cai mas não muito;
• Sem código de falhas;
• Motor funcionando normalmente: marcha lenta, aceleração, plena carga, etc...
Causa:
• Ao remover a tomada de vácuo do regulador de pressão verificou-se a presença de combustível.
Solução:
• Substituir o regulador de pressão da linha de combustível Insistindo na idéia do check-list – sempre numa regulagem devemos verificar as condições em que se encontra a mangueira da tomada de vácuo do regulador de pressão, independentemente do sintoma apresentado.

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Re: Dicas diversas Injeção Omega

Mensagem por Mário 018 em Qui Out 27, 2016 11:28 am

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